Estratégia Tecnológica para a Gestão de Dados do Transporte Escolar
A arquitetura do nosso projeto de pesquisa é fundamental para lidar com os dados provenientes da Política Nacional de Transporte Escolar e transformá-los em informações valiosas para o público. Ao lidar com uma política pública, enfrentamos uma variedade de dados provenientes de diversas fontes e em diferentes formatos, incluindo estruturados, semiestruturados e não estruturados.
Optamos por armazenar os dados na nuvem, uma escolha eficiente e segura que oferece capacidade e ferramentas para gerenciar informações brutais. Nesse contexto, exploraremos oportunidades para agregar valor aos dados, incluindo a criação de programações automatizadas de coleta e armazenamento, permitindo a análise das variações ao longo do tempo.
Um dos aspectos críticos da nossa arquitetura é o processo de ETL (Extração, Transformação e Carregamento), que nos permite produzir dados em diferentes contextos para assegurar o cruzamento de informações e possibilitar o acompanhamento de métricas importantes.
Dedicamos especial atenção aos metadados, catálogo e governança dos dados, reconhecendo a importância de conhecer profundamente o produto que estamos lidando, desde sua natureza até seus requisitos de qualidade e contexto de uso.
A nossa proposta inclui experimentar uma arquitetura de dados em malha, uma abordagem que organiza a distribuição de dados em diferentes domínios da informação, garantindo que todo o ciclo, desde o carregamento até a distribuição dos dados, seja otimizado.
Nosso objetivo final é colocar dados de qualidade na mesa de quem decide e na mão de quem fiscaliza, garantindo que as informações sobre a política Nacional do Transporte Escolar sejam acessíveis e compreensíveis para todas as partes interessadas. Para isso, utilizaremos ferramentas como o Power BI e seu ecossistema analítico para criar painéis e relatórios que facilitem a visualização e interpretação dos dados.