Ministério da Educação | FNDE

Democratização de Dados

Capacitando Organizações através da Transparência e Colaboração

A ciência de dados é uma disciplina que se baseia na transparência e na capacidade de sistematizar informações para renovar o conhecimento científico sobre diversos fenômenos. Nesse contexto, a organização social e a transformação da sociedade em um ambiente democrático representam um dos desafios mais complexos enfrentados pela ciência. A utilização de dados pelos órgãos do Estado torna-se, portanto, uma necessidade crucial para a governança democrática e para combater a desinformação no mundo digital.

A democratização de dados envolve a sistematização de ferramentas e tecnologias que tornam a coleta, armazenamento, processamento e visualização de dados mais acessíveis. Isso inclui o desenvolvimento de dashboards, relatórios interativos, e ferramentas de análise de autoatendimento, que permitem que os dados sejam compreendidos e utilizados por uma ampla gama de usuários, independentemente do nível hierárquico ou conhecimento técnico. A convergência tecnológica e o crescente volume de dados disponíveis têm impulsionado a expansão da Ciência de Dados, introduzindo novas abordagens de informação no século XXI, como dados abertos e análises para melhoria da prestação de serviços.

Dentro dessa perspectiva, a democratização de dados inspira metodologias que visam disponibilizar informações para diversos usuários. Abordagens como Governança de Dados, Business Intelligence, Dados Abertos, Visualização de Dados e Mineração de Dados oferecem maneiras distintas de abordar a complexidade dos dados e promover uma cultura organizacional baseada em dados. Cada uma dessas abordagens possui vantagens e limitações, e a escolha da mais adequada dependerá das necessidades e objetivos específicos de cada organização. A governança em Data Mesh emerge como uma importante abordagem para a democratização de dados, promovendo uma cultura colaborativa e responsável no uso e gerenciamento de dados dentro das organizações.